Nossos pés nos sustentam o dia todo e nem sempre damos a atenção que eles merecem.
Mas agora, com nossas dicas de como cuidar dos pés, você aprenderá todo o passo a passo para deixar seus pés hidratados e saudáveis.
7 formas de cuidar dos pés
1. Escolha um calçado confortável para os seus pés
Na hora de escolher um calçado muitas vezes priorizamos cor, beleza e estilo; Mas esquecemos o mais que é o conforto.
Sapatos desconfortáveis podem causar diversos problemas a longo prazo, como por exemplo dores e deformações.
Por isso, sempre devemos optar por sapatos que se adaptem bem ao formato dos nossos pés e que sejam do tamanho correto.
Além disso, dê prioridade para os calçados que oferecem amortecimento e sustentação necessária para os momentos em que eles serão utilizados, seja na academia, no trabalho,na balada ou até mesmo dia a dia.
2. Escolha saltos da forma correta
Salto alto é um dos calçados mais usados pelas mulheres devido a confiança e elegância que ele passa. Porém eles não são muito confortáveis e muitas vezes causam dores, calos e torções.
Por isso devemos sempre alternar os tipos de calçados que usamos para que os nossos pés não se sobrecarreguem.
Na hora de escolher o salto alto devemos priorizar saltos mais grossos, de até 4 cm de altura para o dia a dia. Já os modelos mais finos e altos a recomendação é que devemos deixá-los para ocasiões especiais.
3. Não ande descalço
Não há problemas em andar descalço por alguns minutos após tirar os sapatos, porém não devemos ter o hábito de andar descalço no dia a dia.
Andar descalço pode levar seus pés a ficarem grossos e possibilita até mesmo o surgimento de fissuras.
As fissuras externas não são apenas prejudiciais esteticamente. Elas podem, inclusive, levar a fissuras mais profundas, e muitas vezes podem surgir também infecções e sangramentos.
4. Mantenha suas unhas cortadas e suas cutículas no lugar
Manter as unhas dos pés bem aparadas é muito importante pois quanto maior elas estão maiores as chances de encravar e todo mundo sabe como é ruim ter unhas encravadas, não pe?!
Então lembre-se sempre de manter as suas unhas curtas. A recomendação é que se corte logo após o banho pois os tecidos estão mais moles e mais fáceis de serem cortados.
Procure cortá-las a cada 15 dias em média, sempre em formato quadrado e evite os cantinhos das unhas pois isso pode fazer com que elas encravem com mais facilidade.
Sobre as cutículas, sabemos que elas são como barreiras de proteção contra fungos e bactérias. Por isso não devemos removê-las completamente. Em vez disso empurre-as com uma espátula e mantenha-as hidratadas.
5. Evite o mau cheiro
No verão nossos pés transpiram muito mais e isso pode causar maus odores. Para evitar esse problema, temos algumas dicas.
- na hora do banho esfregue bem os pés se possível com alguma escovinha ou bucha com bastante sabão e ao sair do banho seque bem os pés, principalmente entre os dedos, para que não fique nenhum resíduo de água.
- alterne os calçados para que eles possam respirar e até mesmo para você dar uma limpadinha neles.
- passe um pouco de talco antisséptico nos pés antes de calçar os sapatos.
- se precisar usar meias, use as de algodão sempre que possível. O algodão deixa a pele respirar melhor e absorve melhor a umidade dos pés.
6. proteja seus pés contra micoses e fungos
Pelo fato de nossos pés estarem sempre quentinhos e até mesmo pela umidade dos próprios pés, isso pode favorecer certos fungos e micoses a se infiltrar, por isso devemos tomar medidas para cuidar e proteger nossos pés.
- utilizar chinelo ao usar ambientes coletivos como por exemplo vestiários de clubes, saunas praia e outros locais.
- após sair do banho sempre sempre bem os seus pés principalmente entre os dedos (de novo)
- tenha seu próprio kit de manicure e pedicure: alicate, espátula, tesoura etc.
7. sempre hidrate os seus pés
Hidratar os pés constantemente é uma forma de cuidar deles e isso evita ressecamentos e fissuras.
Além disso eles ficam macios e cheirosos. Esses cuidados com os pés são muito importantes principalmente para pessoas que têm diabetes e ácido úrico elevado pois em pés ressecados é maior o risco do aparecimento de lesões que podem se complicar.
Outras dicas para cuidar dos pés
Elevar os pés favorece a circulação, evita inchaços e combate as varizes.
Depois de nos aguentar andando para lá e para cá por tantas horas seguidas nossos pés merecem um descanso. Para isso, uma ótima opção é colocá-los para cima ao final do dia.
Colocar os pés para cima para descansar pode trazer vários benefícios não só para os seus pés mas para todo o seu corpo.
Como fazer escalda pés caseiro
Outra boa opção é fazer um escalda-pés ao final do dia com água quente e um pouco de sabonete líquido ou até mesmo fazer uma massagem em seus pés com seu hidratante favorito. Isso irá ajudar a aliviar as dores e cansaço nos pés.
Escalda pés de lavanda
Esquente 3 l de água e em seguida pingue 4 gotas de óleo essencial de lavanda. Junte 1 copo de sal grosso. Coloque bolinhas de gude em uma bacia e despeje a água quente. Coloque seus pés na água e relaxe. As bolinhas de gude ajudam a massagear e relaxar os pés. Já a lavanda e o sal grosso são eficientes para combater o inchaço.
Escalda pés contra dores
Aqueça 3 litros de água, junte 1 copo de sal refinado, pétalas de rosas, 6 gotas de óleo essencial de gerânio e 2 gotas de óleo essencial de cipreste. O escalda pés contra as dores é muito benéfico para as mulheres que usam salto alto por muito tempo no dia a dia.
Escalda pés relaxante de hortelã
Em um recipiente coloque o suficiente de água morna para cobrir os pés e 16 gotas de óleo essencial de hortelã. Ou use algumas folhas de hortelã maceradas com sal fino. Também funciona com lavanda. O maior benefício do escalda pés de hortelã é o relaxamento das tensões do nosso corpo. Além disso, ele é muito refrescante.
0 Comentários